Vistoria do ve�culo: saiba o que mais reprova e voc� mesmo pode checar

A vistoria de identifica��o veicular tem como objetivo verificar a disponibilidade e a funcionalidade dos itens obrigat�rios de seguran�a, bem como a exist�ncia de restri��es ou bloqueios judiciais e administrativos e eventuais adultera��es. N�o s�o verificados dispositivos mec�nicos. Por meio de um checklist, o respons�vel pela inspe��o tamb�m checa numera��o do chassi e do motor, cor, placa e eventuais mudan�as nas caracter�sticas originais e se elas foram regularizadas e autorizadas.

Farol queimado e buzina estragada rendem reprova��o

Para quem est� por realizar o procedimento, vale a pena ficar atento para n�o ser reprovado. "Cerca de 20% dos ve�culos que vistoriamos s�o reprovados. Desse montante, 70% s�o itens que o pr�prio cliente pode verificar visualmente antes da vistoria", destaca Leonardo Ianegitz. Ele se refere principalmente aos equipamentos obrigat�rios de seguran�a, que constam de qualquer check-up b�sico de manuten��o: estado dos pneus e das luzes de sinaliza��o, buzina, limpadores do para-brisa, cintos de seguran�a, ilumina��o da placa traseira e hod�metro. A orienta��o � verificar se tudo est� funcionando para n�o ser reprovado � toa - caso o ve�culo n�o passe na vistoria, � concedido o prazo para adequa��o.

Aten��o com pel�cula escurecida

Cuidado especial com um acess�rio bastante popular e que tem alta taxa de reprova��o: a pel�cula escurecida nos vidros, que muitos propriet�rios instalam sem saber o que pode e o que n�o pode. Pel�cula no para-brisa, segundo o CTB [C�digo de Tr�nsito Brasileiro], tem de ter 75% de transpar�ncia m�nima se o vidro for incolor e de 70% se for colorido. Al�m disso, a transpar�ncia m�nima � de 70% nos vidros laterais dianteiros, enquanto nos demais n�o pode ser inferior a 28%. Pel�culas refletivas, por sua vez, s�o totalmente proibidas. A verifica��o desse percentual de transpar�ncia � realizada por meio da inscri��o que acompanha cada pel�cula. 

Fonte: UOL