Sete pecados com o carro que fazem voc� virar 's�cio' de oficina mec�nica


Todo ve�culo e seus respectivos componentes s�o projetados para durar determinado per�odo de tempo, em condi��es normais de uso. Por�m, existem h�bitos que aceleram o desgaste do autom�vel e aumentam consideravelmente os custo de manuten��o.

Muitas pr�ticas que amea�am a longevidade do carro est�o, inclusive, descritas no manual do propriet�rio e podem levar � suspens�o da garantia. Algumas podem parecer inofensivas � primeira vista, mas ao longo do tempo cobram o seu pre�o. Confira sete "pecados" que voc� deve evitar a todo o custo para n�o comprometer seu or�amento nem levar sustos ao visitar o mec�nico. As dicas s�o do engenheiro Erwin Franieck, mentor de tecnologia e inova��o em engenharia avan�ada da SAE BRASIL. 

1 - Sobrecarregar sistema el�trico

De acordo com Franieck, a instala��o de acess�rios eletr�nicos n�o homologados pela fabricante do ve�culo, sem que haja a necess�ria adequa��o do respectivo sistema el�trico, � um dos maiores vil�es quando se trata da integridade de um autom�vel. O especialista destaca que equipamentos de som, alarmes e outros dispositivos podem demandar mais energia do que prev� o projeto do ve�culo. Alguns desses acess�rios continuam ativos mesmo quando o autom�vel est� desligado, agravando o problema. O efeito mais �bvio � a redu��o da vida �til da bateria, que passa a reter cada vez menos carga e pode "arriar".

2 - 'Chipar' o ve�culo

Na busca por maior performance, muitos mexem na programa��o original da ECU ou central eletr�nica do motor, alterando o tempo de abertura da borboleta e outros par�metros para entrega de mais pot�ncia e torque. Essas modifica��es podem ir al�m e incluir supress�o do catalisador e instala��o de turbo ou compressor mec�nico, por exemplo.

Por trabalhar em regimes acima dos quais para qual foi projetado, o motor tamb�m apresenta maior incid�ncia de carboniza��o, com o ac�mulo de dep�sitos em dutos e outros componentes internos, explica. Quem sofre com isso s�o itens como velas e bicos injetores, que apresentam degrada��o acelerada e causam funcionamento irregular do propulsor.

3 - Ignorar prazo para troca de filtros

Os filtros do ve�culo s�o componentes relativamente baratos, por�m o desleixo com eles � capaz de resultar em grande preju�zo.

4 - Usar combust�vel de proced�ncia duvidosa

Com o objetivo de poupar dinheiro, � comum abastecer sempre em postos que oferecem os melhores pre�os. Pre�o baixo n�o � sin�nimo de adultera��o, mas vale a pena desconfiar quando os valores praticados est�o muito abaixo da m�dia do mercado.

5 - Ignorar prazo de validade do �leo

Trocar o �leo do motor e o respectivo filtro dentro da quilometragem estipulada no manual � uma orienta��o b�sica para evitar gastos n�o previstos e eventualmente elevados.

6 - Rodar sempre com o motor frio

O motor precisa atingir determinada temperatura para o calor expandir os componentes internos e, assim, proporcionar condi��es ideais de funcionamento e lubrifica��o. Usar o carro continuamente em deslocamentos muito curtos, insuficientes para se atingir a temperatura correta, acelera o desgaste e eleva o consumo de combust�vel.

7 - Deixar o carro muito tempo parado

Autom�veis foram feitos para rodar e, se permanecerem muito tempo desligados, uma s�rie de componentes � deteriorada. Dependendo do tempo de inatividade, os efeitos mais �bvios s�o a descarga da bateria e o esvaziamento e a deforma��o dos pneus. Por�m, problemas ainda mais graves podem surgir.

Fonte: uol