Sobre baterias

Como conservar sua bateria.

Análise Técnica

Para fazer uma avaliação técnica dos parâmetros de desempenho elétrico das baterias, tais como Capacidade Nominal, Reserva de Capacidade, Corrente de Partida, Perda de água, entre outros, é necessário um laboratório cujos equipamentos atendam às normas técnicas pertinentes. Estas informações, contidas em nossos catálogos e em nossas baterias , são testados em laboratórios credenciados, que comprovam a qualidade técnica da bateria.

Condições de Uso

Para estar em boas condições de uso uma bateria precisa:

  • Estar em pleno estado de carga
  • Atender aos parâmetros elétricos principais
  • Ser a bateria indicada (especificada) para o veículo
  • O veículo estar com as condições originais (sem instalações de opcionais elétricos)
  • O sistema elétrico do veículo atender às especificações técnicas de carga para a bateria
  • A bateria estar bem fixa no suporte e os terminais bem fixos aos pólos da bateria para permitir um bom contato elétrico.

Descarte

Toda bateria usada deve ser deixada no ponto de venda no ato da troca. As Baterias JET, tem um programa de responsabilidade ambinetal, fechando o ciclo
ambiental das baterias produzindo, entregando, coletando e reciclando adequadamente dentro das normais técnicas e ambientais. Portanto ao adquirir um
produto JET voce sabe que está contribuindo com a Preservação do meio-ambiente.

Densidade e Teste

  • A densidade da solução (eletrólito) da bateria é um parâmetro importante para indicar o bom funcionamento e traz boas informações sobre o estado de saúde da bateria.
  • Normalmente a faixa de densidade recomendada para uma bateria nova e em plena carga é de 1250 a 1270. Quando a densidade de todos os vasos estiver abaixo de 1230, normalmente a bateria só está descarregada.
  • Quando o nível da solução baixa muito (perde água), a densidade da solução cresce (cresce a concentração do ácido).
  • Quando a densidade de um vaso estiver bem abaixo dos demais. Possivelmente este vaso esteja em curto. Isto pode ser confirmado com um teste rápido de alta descarga.
  • Caso dois vasos vizinhos estejam com densidade inferior aos demais, em uma bateria em estoque, pode ser vazamento interno entre estes dois vasos.
  • Para se fazer um bom teste de avaliação do estado da bateria, é necessário que ela esteja em pleno estado de carga. Testar a bateria sem carga pode induzir erro na avaliação do seu estado.

Como conservar sua bateria

Em estoque

  • Recomenda-se o armazenamento em local seco sem incidência direta do sol sobre as baterias. Temperatura média ambiente não deve ser superior a 35ºC.
  • O estado de carga deve ser verificado periodicamente. Estando a bateria com tensão inferior a 12,3V ou com indicador de nível e carga escuro, deve ser recarregada.
  • Para evitar descargas e consequentemente recargas, adotar o sistema de rodízio de estoque (PEPSI) ou seja, Primeiro a Entrar - Primeiro a Sair.
  • Para baterias até 90Ah evitar empilhamento superior a 5 camadas. Para baterias maiores que 90Ah evitar empilhamentos superior a 3 camadas.

Em uso

  • A bateria deve permanecer bem presa ao suporte de fixação para evitar vibrações.
  • Ao instalar a bateria no veículo recomenda-se retirar a embalagem plástica para que haja boa disssipação de calor, não haja acúmulo de gases e melhore desempnho e durabilidade de sua bateria.
  • Verificar periodicamente o sistema elétrico do veículo para assegurar de que está atendendo às necessidades da bateria.
  • Não só a tensão de recarga como també, uma avaliação periódica no motor de arranque do veículo, permite prolongar a vida útil das baterias.
  • Em baterias que permite o acesso à solução, verificar periodicamente o nível e se necessário, completar adequadamente, sempre utilizando água destilada. Nunca reponha solução de ácido-sulfúrico.